quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pokémon

                                                música de abertura
                                                   

Criação

Quando jovem, Satoshi Tajiri tinha como passatempo a entomologia. Quando cresceu, Tajiri decidiu não fazer uma faculdade e sempre se demitia dos empregos que seu pai lhe dava para jogar em fliperamas, até que resolveu fazer um curso técnico, criando depois sua revista, conhecida como GameFreak. Trabalhando na revista, Tajiri conheceu Ken Sugimori, com quem fez amizade e trabalhou por um longo tempo.
Com o crescente sucesso do NES, os dois resolveram criar algo inovador para o console. Tajiri transformou a revista em uma empresa, a Game Freak, e começou a trabalhar em um jogo. Lançado em 1989, o jogo de puzzle Mendel Palace (Conhecido no Japão como Quinty) fez um sucesso razoável e marcou o início da história da empresa.
Esta passagem carece de fontes
No ano seguinte, os dois resolveram criar um jogo para o Game Boy, que tinha feito um grande sucesso com Tetris. Ao ver o cabo de Game Link, Tajiri pensou na ideia de passar informações de um Game Boy a outro. Influenciado por séries como Final Fantasy e Dragon Quest e associando a ideia com a metamorfose, Tajiri criou um RPG onde monstros podiam evoluir e serem passados de um portátil a outro.
Levando o projeto à Nintendo, Tajiri, que tinha a ideia elementar, e Sugimori, que tinha os desenhos dos monstros, receberam conselhos de Shigeru Miyamoto, criador de Super Mario Bros. e The Legend of Zelda, para aprimorarem o jogo, na época conhecido pelo nome de Capsule Monster.
Esta passagem carece de fontes
A produção durou dois meses. Neste meio tempo, a Nintendo já estava em declínio, e a Sony sem ideias para o portátil. Poucos da Game Freak acreditavam que o jogo faria sucesso e até mesmo por falta de recursos, as ações da empresa estavam em xeque com Pocket Monsters. Em fevereiro de 1996, são lançados Pocket Monsters Red e Green. Inicialmente, os jogos não fizeram sucesso, mas à medida que os meses passavam mais unidades eram vendidas, até chegar a marca de um milhão de cópias em um ano.
A Nintendo, então, decidiu levar a série para o Ocidente. Porém, o nome foi rebatizado por Pokémon por existir uma série da Mattel conhecida como Monster in My Pocket e também por ser lançado pouco depois do ataque epiléptico no Japão em virtude do episódio envolvendo Porygon, um dos Pokémon. A série tornou-se um sucesso estrondoso nos Estados Unidos, com Pokémon Red e Blue vendendo mais de 200.000 cópias na primeira semana.
Esta passagem carece de fontes

O universo Pokémon


Parque temático de Pokémon em Nagoya, Aichi.
Cquote1.svg Em tempos desconhecidos, criaturas estranhas apareceram nesse planeta. Nós os chamamos de Pokémon. Por muitos anos, incontáveis espécies de Pokémon se desenvolveram. Pesquisadores procuraram e identificaram centenas dessas criaturas. E ainda há muitas mais para serem descobertas. Muitas histórias foram passadas contando as extraordinárias aventuras que os humanos compartilham com seus amigos Pokémon. Também houve conflitos, mas através das eras, aprendemos a viver em harmonia e assim a história continua… Cquote2.svg
Trecho de Pokémon 8
Esta frase, trecho inicial de Pokémon 8: Lucario e o Mistério de Mew, define basicamente o que são os Pokémon: criaturas que se desenvolveram ao longo do tempo e fizeram amizade com os humanos. Certas pessoas e fãs acreditam que o universo Pokémon é uma dimensão paralela ao universo da Terra, enquanto outros dizem que é uma forma mais evoluída do planeta – embora nenhuma das duas hipóteses tenha sido confirmada até hoje. A história do universo Pokémon nunca foi contada por completo e são vistos eventos do presente e poucos eventos ocorridos no passado, muitos em forma de lenda. Acredita-se que essa história é bastante extensa e compreende desde um início confuso e misterioso, com a criação de Dialga e PalkiaTempo e Espaço, respectivamente — por Arceus — o criador do universo e de todos os Pokémon — até um presente, que mostra quais as interações entre os Pokémon e os humanos e quais os fatos ocorridos, bons ou maus, que envolvem humanos, Pokémon e a natureza.
O termo universo Pokémon também pode se referir a todos os produtos feitos com o nome da marca, indo desde produtos alimentícios até Pokédexes eletrônicas altamente sofisticadas. Atualmente, existem várias empresas licenciadas que produzem e vendem produtos de merchandising com a marca Pokémon, movimentando um mercado bilionário anualmente.

Espécies

Pós-introdução

O termo Pokémon refere-se tanto à série quanto às espécies que existem dentro do universo Pokémon. Atualmente, existem 493 espécies diferentes de Pokémon conhecidas, que são catalogadas no item conhecido como Pokédex, que contém informações digitais sobre todas as espécies. Existem quatro numerações oficiais da Pokédex, que variam conforme a Região e também apresentam na numeração espécies não vistas antes ou já vistas, em uma nova posição. A Pokédex Nacional é a mais importante do mundo Pokémon, pois cataloga todas as espécies do número 001 ao 493, onde os Pokémon descobertos mais recentemente ficam ao final. A Pokédex de Kanto mostra todos os 151 primeiros Pokémon da Pokédex Nacional na mesma ordem. A Pokédex de Johto acrescenta 100 novas espécies, vistas do número 152 ao 251 na Pokédex Nacional, mas reordena todas a numeração das espécies conhecidas. A Pokédex de Hoenn cataloga 202 espécies, onde 135 delas vêm dos números 252 a 386 da Pokédex Nacional, mais 67 espécies aparecidas antes. Por último, a Pokédex de Sinnoh têm 151 espécies catalogáveis, das quais 81 vêm das espécies de número 387 a 493 da Pokédex Nacional, mais 70 já catalogados antes, já na nova região de Isshu foram descobertos até agora 156 Pokémons, fazendo com que o número de Pokémons aumentase para 649 na Pokédex Nacional. Além das numerações oficiais, a Pokédex também enumera Pokémon por peso, tipo e altura.
Tabela de tipos de Pokémon.
Cada espécie Pokémon apresenta um ou mais tipos. Esses tipos têm uma vantagem e desvantagem sobre outros. Existem ao todo 17 tipos diferentes. Cada espécie apresenta um ou dois tipos, onde um segundo tipo pode balancear uma desvantagem de outro tipo. Os ataques de uma espécie também têm tipos e, de acordo com o tipo do Pokémon adversário, o tipo desse ataque pode dar mais ou menos dano ao oponente do que outros. Existem quatro níveis de efetividade: Super Effective, onde o Pokémon defensor leva o dobro do dano normal do ataque, o dano normal, not very effective, onde o Pokémon defensor leva a metade do dano normal do ataque, e not affective, onde o Pokémon defensor não leva nenhum dano do ataque. Há, ainda, um quinto nível de efetividade, onde os dois tipos do Pokémon defensor levam o dano super effective (que corresponde ao quíntuplo do dano que seria causado normalmente). O cáculo correto desses níveis de dano são importantes em uma batalha e podem levar o(a) treinador(a) à vitória.

Numeração e Pokédex

Em todos os jogos convencionais da franquia, a Pokédex é uma enciclopédia eletrônica de informações sobre os pokémons. É a máquina que registra e cataloga os pokémons. Nos jogos, informações sobre um pokémon são adicionadas logo que o treinador o captura pela primeira vez e capturar, evoluir e trocar pokémons para completar a Pokédex é um dos objetivos da maioria dos jogos Pokémon. Várias Pokédexes (na vida real) eletrônicas foram criadas por empresas sob a licença da The Pokémon Company. Uma delas existe também para batalhar. A Pokédex Nacional é aquele que lista todos os pokémons criados até o momento, eles estão em ordem numérica. Existem também as pokédexes regionais que contém apenas os pokémons que aparecem em uma determinada região do jogo.

Tipo

Os tipos de pokémons são características que todo pokémon possui, variando de uma a duas por espécie. Baseiam-se na aparência do pokémon. Exemplo: pokémons peixes são do tipo Água, avess são do tipo Voador, etc... Estas categorias determinam as vantagens e desvantagens do pokémon e qual a natureza e a intensidade de seus ataques. Também concordam com o senso comum. Pokémons de Água têm vantagem contra pokémons de Fogo, já os de fogo têm vantagem contra os tipo grama, grama leva sobre água e além dos tipo água levarem vantagem sobre os tipo fogo, também levam vantagem sobre os tipos pedra e terra.

Habilidade

Na Terceira Geração da série Pokémon, ou seja, a partir dos jogos Pokémon Ruby & Sapphire, todos os pokémons passaram a ter uma habilidade (em inglês, ability), também conhecida como peculiaridade (em inglês, trait). Existem pokémons de somente uma habilidade e outros de habilidade dupla, ou seja, que têm uma ou outra habilidade, mas nunca ambas ao mesmo , esses pokémons sao chamados : normais

Ataques

Cada pokémon pode aprender diversos ataques, fracos ou fortes. Existem alguns pokémons com capacidades únicas que só eles adquirem. Existem ataques que são utilizados para ferir o adversário e outros que fortalecem ataques de um tipo ou que enfraquecem os adversários, diminuindo seus atributos. Os ataques possuem precisão, força e a quantidade de vezes que podem ser utilizados.

Estágio e evolução

Evolução, no universo pokémon, é o termo usado para quando um pokémon evolui, ou seja, muda de forma, acompanhado de uma melhora em seus atributos. Deve-se frisar que não é uma evolução do ponto de vista biológico, mas sim como uma metamorfose do indivíduo. Evolução em pokémons pode ocorrer por diversas razões, sendo que a mais comum se dá por acúmulo de experência em batalhas. Existem outros fatores que podem determinar se, quando e em que os diferentes pokémons irão evoluir. Por exemplo, algumas evoluções somente ocorrem com o uso de pedras de evolução, em horários específicos, em um gênero em especial, ou por felicidade ou lealdade, e evolução conjunta como e o caso Slowbro e e a evolução Slowpoke quando um Shellder morde o rabo dele , e se ele estiver utilizando a Pedra do Rei quando o Shellder o morder ele evolui em um Slowking.

Categoria

Além de serem divididos em tipos, grupos, espécies e cores, os pokémons também são separados em categorias, um conceito que foi incluído na Pokédex dos jogos Pokémon FireRed & LeafGreen. As categorias dividem os pokémons pelo habitat onde vivem.

Gênero, grupo, cruzamento e ovo

O relacionamento de um macho com uma femea de pokemon é um assunto misterioso, abordado de forma muito subiliminar na série de animação por causa da idade de seu público alvo. Só ocorre nas fases finais da série, quando descobre-se que os pokémons botam ovos e existem os gêneros macho e fêmea. Embora seja bem aceito que eles de fato se reproduzam (várias vezes aparecem pokémons filhotes) nada é mencionado sobre o ato propriamente dito. Um pokémon só pode se reproduzir com outro pokémon do mesmo grupo. Um grupo pokémon é uma característica exclusiva do universo pokémon. Esta classificação permite a um pokémon se reproduzir de acordo com o seu grupo. A aparência e o tipo do pokémon é o que define em que grupo ele se encaixa. Isto também permite que um pokémon se relacione com outro pokémon, não precisando serem da mesma espécie, sendo somente de mesmos grupos e sexos opostos. Mas como cada pokémon pode ter até dois grupos, o pokémon que possui um par de grupos poderá relacionar-se tanto com pokémons de um grupo como de outro. Depois da reprodução, um ovo aparece, e o filhote será da mesma espécie da mãe e poderá ter ataques que não teria naturalmente.

Pokémon lendários

Enquanto existem espécies de Pokémon comuns, como Rattata e Oddish, que existem diversos espécimes parecidos e podem ser encontrados em vários lugares, também existem Pokémon 'lendários. Eles são únicos (só existe um de cada em cada jogo). Alguns só são conhecidos por lendas, como o Lugia e o Arceus, e alguns vivem em dimensões paralelas, como o Palkia. O Mewtwo, por exemplo, é o resultado de uma experiência que deu errado. As únicas pessoas e Pokémon que já se encontraram com ele estão mortos ou perderam a memória (no animê), então ele é completamente desconhecido. Eles têm um poder fora do comum e geralmente só existe um no mundo de cada espécie, com algumas exceções: Lugia (no animê), pois foram encontrados pai e filho, e Phione, pois nasce do ovo de um Manaphy. No 11º filme, foram mostrados vários Shaymins. Nos jogos e no mangá, eles normalmente são capturados por treinadores, enquanto no animê eles apenas fazem amizade com os treinadores. Possuem status elevados comparado a Pokémon comuns, por isso normalmente não são aceitos em torneios e campeonatos de batalhas entre treinadores. Eles são:
Kanto
Johto
Hoenn
Sinnoh
Unova

Pokémons shiny

Um Pokémon shiny é um pokémon que possui uma coloração diferente dos demais. A única diferença entre o pokémon shiny do pokémon normal é que os pokemons shinys tem uma coloração diferente, alem de ter um hp maior, não há difereça nos stats , Ev´s, e ataques. Apenas sua coloração, raridade e hp muda. A chance de achar um pokémon shiny é: a cada 8192 pokemons, 1 é shiny,ou seja, é praticamente impossível aparecer um pokemon shiny "do nada", é muito mais fácil achar um pokemon shiny usando um Pokéradar, também se pode usar a técnica de breeding , que consiste em fazer eggs de pokémons até sair shiny, também aumenta a probablidade se cruzarmos pokémons de países diferente ex:Japão com U.S.A . As colorações dos pokemons shinys varia conforme a espécie, ex: O shiny Corsola é azul e o de coloração normal é cor-de-rosa. As vezes, muda muito pouco a cor, apenas deixa mais forte a cor, como é o caso do Regice, que continua azul, só fica mais nítido,ao contrario do abra , que o seu shiny fica mais claro.

Pokeradar

Depois de conseguir a National Dex, você ganhará o Pokeradar. O pokeradar é a principal ferramenta para achar um shiny. Como a chance de achar um shiny é de 1/8192, usando o pokéradar, a chance de achar um fica bem mais fácil. Você precisa fazer uma chain (cadeia) do pokémon. Para fazer a cadeia, você precisa usar max repel, ativar o pokeradar e noucautear os pokémons da mesma espécie em sequência, e quanto mais noucautear os pokémons da mesma espécie em sequência, a chance de achar um shiny é aumentado considerávelmente. Quando noucautear 40 pokémons em sequência sem quebrar a cadeia, a chance de achar um shiny fica em 1/50 batalhas. Ou seja, quando chegar no 40, apenas resete o pokéradar que o ponto de grama brilhará, e indo nesse ponto, o shiny estará na sua frente, pronto para que você o capture.

Imunidades

Alguns tipos de Pokémons possuem imunidades a certo tipos de golpes. São esses: Noturno é imune a Psiquico e a Fantasma; Fantasma é imune a Normal e Lutador; Normal é Imune a fantasma; Inseto é imune a fantasma e psiquico; Aço é imune a Venenoso; Voador é imune a Solo; Porém, a imunidade dos tipos Fantasmas e Noturnos podem ser burladas se o oponente usar um ataque como Miracle Eye que faz com que os ataques do tipo Psiquico afetem Noturnos, e, também Normais e Lutadores afetarão Fantasmas.

Dano aumentado

São danos quadruplicados, duplicados e pouco efetivos que podem ajudar/prejudicar muito na batalha. Duplicado: O Dano será duplicado quando um Pokémon receber um ataque que é efetivo no seu tipo. Por exemplo, um Charmander possui o tipo Fogo, recebe um ataque do tipo Água, o dano é duplicado pois o tipo Fogo (Charmander) tem desvantagem ao tipo Água. Quadruplicado: O Dano será quadruplicado quando um Pokémon receber um ataque que é efetivo em seus dois tipos. Por exemplo, um Bastiodon possui os tipos Aço e Pedra, recebe um ataque do tipo Lutador e o dano será quadruplicado pois os tipos Aço e Pedra (Bastiodon) tem desvantagem ao tipo Lutador. Pouco Efetivo: Esse dano é causado quando um Pokémon que ataca tem desvantagem sobre o outro Pokémon recebe um golpe (No caso, só a metade do dano é infringido). Por exemplo, um Seaking (tipo Água) recebe um golpe de um Rapidash (tipo Fogo), já que Seaking é do tipo Água, os golpes do tipo Fogo do Rapidash são pouco efetivos. Sem efeito: Acontece quando um pokémon de determinado tipo é atacado por um ataque de um tipo que não lhe causara dano pois é incapaz de afetar esse pokémon.Por exemplo, Um Sewellow é do tipo voador, se for atacado por um golpe do tipo terrestre, não funcionara.

Ataques/habilidades

Cada Pokémon tem sua habilidade, que provocam mudanças na batalhas ou fora delas. Existem habilidades que podem anular o dano de um ataque, provocar mudanças nos status do Pokémon (Attack, Defense, Sp. Attack, Sp. Defense e Speed) ou impor uma condição ao Pokémon na batalha. Alguns exemplos são as habilidades Levitate (levitação), onde o Pokémon com essa habilidade não leva o dano de ataques terrestres, e Arena Trap (armadilha na arena), onde Pokémon sem a habilidade Levitate e que não sejam do tipo voador não podem sair da luta até derrotar o oponente. Algumas espécies podem ter duas habilidades diferentes, mas não as duas ao mesmo tempo.

Jogos eletrônicos

Em torno de cada três anos, novos jogos de Pokémon conhecidos como RPGs originais — jogos nos quais são apresentados uma nova região, espécies de Pokémon, personagens e conceitos que acabam servindo de base para jogos seguintes — são lançados e com eles inicia-se um nova geração de jogos Pokémon. Existem hoje cinco gerações, cada uma para certo portátil da Nintendo, começando com o Game Boy, passando pelo Game Boy Color e Game Boy Advance, e chegando ao Nintendo DS. Ao todo, existem 649 Pokémon divididos entre essas gerações. Além dos RPGs Originais, há outros dois tipos de jogos: os Plataformas, que têm como função principal conectar um RPG Original a um console caseiro, como Nintendo 64, Nintendo GameCube e Wii, e os spin-offs, jogos que não apresentam características marcantes da série mas pertencem a dela, produzidos para diferentes consoles.

Episódios no Game Boy Advance

-------------------------------------------------------------------------------------

Existem dois cartuchos que foram lançados para Game Boy Advance que contêm cinco episódios originais da série. Segue a lista de episódios.
São das 5 primeiras temporadas Pokémon. São eles:
Primeiro cartucho
Segundo cartucho

Pokémon em outras mídias

Anime

O anime mostra Ash Ketchum e seu Pikachu em sua aventura para se tornar um mestre Pokémon. Seus amigos Brock e Misty o acompanham em grande parte dessa jornada. Outros protagonistas incluem Tracey, May e Max, Dawn e Íris. Durante toda a série há a presença da Equipe Rocket. Seus três integrantes que mais aparecem são Jessie, James e Meowth, que têm como objetivo roubar Pokémon, em especial o Pikachu de Ash.

Trading Card Game

Pokémon tem uma série de jogos de cartas conhecidos antigamente no Brasil como Pokémon Estampas Ilustradas e chamado hoje pelo nome em inglês, Pokémon Trading Card Game. É composto por uma série de cartas com as quais dois jogadores podem duelar. Lançado primeiramente no Japão em 1997 pela Media Factory e nos Estados Unidos pela Wizards of the Coast a partir de 1999, hoje conta com 34 expansões, cada uma sempre com novas cartas e Pokémon com novos ataques e tipos.

Trading Figure Game

O Trading Figure Game foi criado na Austrália em 2006, trazendo uma série de figuras colecionáveis de Pokémon que se assemelham com um RPG de tabuleiro, mas utiliza também elementos do Trading Card Game. O jogo consiste em atravessar um tabuleiro sem ser nocauteado e chegar ao ponto final, vencendo o adversário.
O jogo, feito para dois jogadores, é dividido em turnos, onde o Pokémon pode atacar o adversário girando sua figura até parar. Caso pare no local certo, o ataque é bem sucedido e o oponente recebe dano, mas caso não pare nesse local, o ataque é cancelado.
Assim como o Trading Card Game, o Trading Figure Game também traz as cartas de treinador, que são usadas para melhorar a situação do Pokémon em batalha. O Trading Figure Game também traz miniaturas de verdadeiros treinadores que vêm dos jogos da série e suas ações podem mudar o rumo da partida.
Atualmente, existe uma expansão da série chamada de Pokémon Trading Figure Game: Next Quest e seu lançamento foi no dia 15 de agosto de 2007 na América. Tanto o TCG quanto o TFG de Pokémon são administrados pela subdivisão da The Pokémon Company, chamada de Pokémon Organized Play, que administra quase todos os torneios em toda a América.

Filmes

Para cada temporada de Pokémon, há um filme produzido especialmente para o cinema no Japão. Existem treze filmes já lançados e um em produção. Os filmes de Pokémon são mais sérios e trazem um enredo mais desenvolvido que o do anime. Os filmes quase sempre têm a salvação do mundo por Ash e seus amigos como plano de fundo, com exceção do oitavo filme. Cada filme tem um curta-metragem estrelando Pikachu e seus amigos em aventuras separadas de seus treinadores. Pokémon é a série de desenho com o maior número de filmes já produzidos, superando Em Busca do Vale Encantado, e também de Dragon Ball Z com 13 filmes já lançados os dois.

Mangá

O mangá original, denominado Poketto Monsutā SPECIAL, foi primeiramente lançado no Japão e, com o sucesso da série, expandiu-se globalmente, sendo rebatizada de Pokémon Adventures. São vários arcos. Cada arco tem enredo e personagens diferentes dos do anime, tendo como protagonistas pessoas baseadas nos treinadores dos jogos. Atualmente está em seu sexto arco no Japão, com um sétimo sendo planejado para o fim de 2008.
Pokémon Adventures é o mangá original da série, mas há muitos outros tipos de mangá, que contam diferentes histórias, como Pokémon Zensho e Pokémon Chamo-Chamo Party, que não apresentam personagens vistos em outras séries ou mídias e também mangás como The Electric Tale of Pikachu, conhecido no Brasil como Pokémon em Quadrinhos, e Ash & Pikachu, que têm como personagens principais Ash Ketchum e seu amigo Pikachu, além de cinco mangás adaptados de filmes de Pokémon e duas séries de mangás baseadas em jogos: uma em Pokémon Colosseum e outra em Pokémon Mystery Dungeon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário